terça-feira, 20 de setembro de 2011

Carta de desabafo de um professor.

 
Não sou político, mas se fosse prefeito ou governador, não daria aumento de salário ao professor, não por que não mereça, mas por que não sabe pedir, por que é a categoria mais boba de todas, somos chamados de idiotas, qual grevista professor já não foi chamado de vagabundo, que ganha muito pelo tanto que trabalha, que em sala de aula não é desrespeitado por alguns alunos, mas isso não e culpa do governo, isso e culpa nossa, por incrível que pareça

isso é culpa nossa, temos um sindicato forte e bem estruturado, com grandes homens e mulheres, mas que pedem errado, sempre pediram errado, professor não tem que pedir aumento de salário, pois ganha o que merece, e o sindicato não toma atitude, só sabe dizer queremos aumento de salário, e pedindo assim nunca a nossa categoria será respeitada. Em países de primeiro mundo um individuo para entrar em sala de aula tem que ter no mínimo licenciatura (isso mesmo no mínimo), em Portugal, por exemplo, que e a favela da Europa um professor ganha em media 1400,00 euros para trabalhar seis horas por dia, mas tem que ter licenciatura.

No Brasil, em especial em Minas qualquer um pode dar aulas, qualquer um mesmo, e com todo respeito que tenho aos colegas, nossa profissão virou bico, pra engenheiros, enfermeiros, contadores, médicos, técnicos, enfim qualquer um que tenha segundo grau pode assumir a sala de aula, claro que não tenho nada contra essas pessoas, acho que, como esta na lei é um direito deles e devem sim tentar pegar essas aulas mesmo. Mas e nós que fizemos um curso especifico, uma licenciatura, por convicção e amor ao que fazemos. Somos profissionais da educação, e isso está no sangue. Continuaremos a ser desrespeitados até quando?



Até quando admitiremos que os nossos governantes façam tamanha sacanagem como a que acabamos de ver feita com os colegas antigos de profissão ?
O problema nosso não é salário, o nosso problema é sim a falta de respeito a que somos submetidos, o sindicato tem que colocar como primeiro item da pauta é que pessoas sem licenciatura, como médicos, engenheiros,contadores, dentre outros,  independente de sua profissão não possa assumir sala de aulas em hipótese alguma, a não ser que faça complementação,ou estejam cursando uma licenciatura, pois se um medico entrar em greve não permitido que outro profissional de área diferente assuma seu lugar, se um policial entra em greve também não aceita que outro assuma seu lugar, mas nos se estamos em greve o governo simplesmente contrata outro e pronto, pois a lei permite, e sabe por que? Por que sempre tem um idiota puxa saco do governo que vira e diz, mas se for assim os alunos ficam sem professor pois não tem numero suficiente no mercado. Esse não é professor. (Isso não é problema nosso e sim do governo).
Então temos a lei de mercado, se não tem médico, engenheiro, mecânico, pedreiro, o que o mercado faz, aumenta o salário pra não perder o profissional, se não tem policial o governo aumenta por questão de segurança, pra dar borrachada em professor. Se falta qualquer profissional o mercado aumenta o salário pra atrair mais profissionais para a área, mas professor não, contrata qualquer um, pois a lei permite, é isto que não podemos aceitar.
Diga não!

Não podemos continuar com essa lei que só traz prejuízos a nossa categoria, temos que levantar a bandeira do respeito, nós é que temos que impor o respeito para sermos respeitados.
Só seremos respeitados se impormos respeito em nossa profissão.
Sou professor com muito orgulho e exijo respeito.


Professor: Marcelo Peixão