quarta-feira, 31 de outubro de 2012

110 ANOS DE CARLOS DRUMOND


POEMAS:





PARA OS AMANTES DE UMA BOA POESIA




 


 


 

TRABALHANDO COM FILME


 Para tratar o tema de Ações Afirmativa sobre Consciência Negra que é comemorado no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi, o maior líder do Quilombo de Palmeras, os professores História Ana Paula M  M de Souza e Ricardo Crepalde, trabalham com filmes e texto com as turmas de 9º ano. Sendo o 1º filme o Amistade (Návio Negreiro), 2º filme Quilombo (Quilombo de Palmeres) e por fim texto "A identidade do Negro" ( D. José Maria Pires-Arcebispo da Paraíba, extraído da Revista "Vida Pastoral nº 139 -Março-Abril de 1988")


Sinopse e detalhes

 AMISTAD

Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar pra a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos
A história é baseada em factos verídicos que ocorreram a bordo do navio La Amistad. O filme relata a luta de um grupo de escravos africanos em território americano, desde a sua revolta até seu julgamento e libertação.
Através desta trama de forte conteúdo emocional, é possível conhecer as condições de captura e transporte de escravos africanos para os trabalhos na América do Norte, a máquina jurídica americana de meados do século XIX e o germe das primeiras medidas para a abolição da escravatura naquele território.

Vários
- O ator Djimou Hounson teve que aprender a linguagem mende para interpretar Cinqué.

Prêmios
- Recebeu 4 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Anthony Hopkins), Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora.
- Recebeu 4 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Djimou Hounson) e Melhor Ator Coadjuvante (Anthony Hopkins).
- Recebeu uma indicação ao Grammy, na categoria de Melhor Composição Instrumental Composta Para um Filme.


QUER ASSISTIR O FILME AMISTAD? 
LINK ABAIXO



 Sinopse e detalhes

QUILOMBO

Quilombo é um filme de co-produção brasileira e francesa de 1984, do gênero drama, dirigido por Cacá Diegues. O roteiro foi baseado nos livros Ganga Zumba, de João Felício dos Santos e Palmares, de Décio de Freitas. Num engenho de Pernambuco, por volta de 1650, um grupo de escravos se rebela e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde existe uma nação de ex-escravos fugidos que resiste ao cerco colonial, entre eles Ganga Zumba, um príncipe africano. Tempos, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contesta as ideias conciliatórias de Ganga Zumba e enfrenta o maior exército jamais visto na história colonial brasileira. 
 Filmado em 1984 Quilombo retrata como era a vida no Quilombo de Palmares numa época cercada de dificuldades devido ao enfrentamento da opressão portuguesa. Sempre que a luta dos quilombos era pela dignidade da liberdade e igualdade contra o sistema europeu que impunha a escravidão para milhares de africanos seqüestrados para trabalharem nas plantações de cana-de-açúcar.
Historicamente se sabe que o Quilombo dos Palmares existiu entre 1630 a 1895 na serra da barriga, no atual Estado de Alagoas, e possuiu milhares de africanos e negros nascidos do Brasil que haviam sido escravizados em diversas fazendas. Os palmarinos souberam tirar proveito da luta dos portugueses e holandeses, entre 1621 e 1654, pelo controle de terras brasileiras e aumentaram em muito sua organização criando uma sociedade à parte. Após a expulsão e hegemonia dos portugueses das terras do extremo norte colonial partiu-se para a destruição do maior perigo a empresa açucareira, os quilombos.
Palmares por ter mais de 20 mil palmarinos e diversos povoados se tornou o principal alvo das forças militares dos bandeirantes portugueses e sua sede de sangue e desejo de matança.
O filme tem a preocupação de mostrar os três últimos "governos" de Palmares: Acotirene, Ganga Zumba e Zumbi. O elenco atua de forma magnífica, pois consegue passar muita seriedade ao expor esse lado da história do Brasil.
Passados mais de vinte anos este é uma obra essencial para a filmoteca dos militantes e entidades. Divirtam-se, debatam, reflitam, atualizem-se, debatam de novo e vamos pra luta pela mudança.


Principais prêmios e indicações

XXIV Festival de Cinema de Cartagena 1984 (Colômbia)
  • Recebeu prêmio.

Festival de Cannes 1984 (França)
  • Indicado à Palma de Ouro.

Festival de Miami 1984 (EUA)
  • Recebeu prêmio.


QUER ASSISTIR O FILME QUILOMBO? 
LINK ABAIXO