domingo, 24 de março de 2013

FILMES QUE CONTAM UM POUCO DE HISTÓRIA EM SEUS ROTEIROS

A MISSÃO
Por: Stela Renata de Lima Camara
Relatório do filme “A Missão” 
Dirigido por Roland Joffé e escrito por Robert Bolt, o filme A Missão é uma obra inglesa de 1986, baseada em fatos reais, e trata da época da expulsão dos jesuítas do reino português devido à crise nas relações entre Coroa portuguesa e a Companhia de Jesus. 
Irmão Gabriel (Jeremy Irons) é um padre jesuíta designado à Missão de São Carlos logo depois da morte de um padre. No meio dos índios guaranis, desarmado, ele é aceito por aquele povo por conta da música que tira do seu oboé, e é levado até onde estes residem. Lá ele reinicia o trabalho de evangelização dos índios. 
Rodrigo Mendonza (Robert De Niro) é um mercador de escravos que tem sua vida mudada completamente após cometer um crime passional: tira a vida do próprio irmão, Felipe Mendonza (Aidan Quinn), por conta de uma mulher, Carlotta (Cherie Lunghi). Como se tratou de um duelo, ele permanece em liberdade. Todavia, movido pelo sentimento de auto-punição, exila-se por conta própria em um mosteiro. Entretanto, ele aceita o convite do irmão Gabriel para retornar com ele à Missão de São Carlos – ou seja, a estar do lado daqueles “seres” que antes caçava. Com o passar do tempo, o convívio com os índios vai transformando Mendonza, a ponto de ele se tornar um jesuíta.
Os jesuítas são convocados a defender sua permanência numa corte, que seria analisada por Altamirano (Ray McAnally), funcionário da Coroa portuguesa. O território ocupado pelas missões está em vias de passar a pertencer aos espanhóis: que podem escravizar os índios, ao contrário dos portugueses.
Antes de dar seu parecer final, Altamirano decide visitar as missões para conhecer o trabalho dos jesuítas na América do Sul. Ele visita várias missões e, em meio a uma indecisão, irmão Gabriel o convida a conhecer a Missão de São Carlos.
Todavia, o destino das missões já estava traçado antes da corte ser iniciada: os jesuítas deveriam retirar-se do território ou serem massacrados por um exército. Todas as tentativas de persuadir os índios de se retirarem das missões são malogradas, e na missão de São Carlos, Mendonza abdica de seu voto de obediência jesuítica para liderar uma resistência. Irmão Gabriel se opõe, e decide ficar na missão sem lutar. 
No final, todos são dizimados: tanto o valente Mendonza – que recebe o primeiro tiro tentando salvar a vida de algumas crianças –, quanto o pacato irmão Gabriel – que é morto com o corpo de Cristo em suas mãos. E assim se faz a vontade dos homens, que se julgam seres os porta-vozes da vontade de Deus. 
Enfim, muitos falam das missões jesuíticas apenas por seu caráter evangelizador, no seu papel na quebra da identidade indígena. Mas o que moveu a Coroa portuguesa a expulsar os jesuítas não foi a preocupação com os índios, é óbvio, e sim questões políticas. Após a descoberta do Novo Mundo, os habitantes do paraíso só podiam ter três destinos: ou perder seus costumes e crenças para uma nova cultura, em nome de Deus; ou serem escravizados como animais selvagens; ou serem dizimados pelos colonizadores.
Fonte: http://meuartigo.brasilescola.com/artes/a-missao.htm pesquisado em 24 de março de 2013 as 18 horas e 36 minutos.
Indígenas reais
Curiosidades sobre A Missão
Vários intérpretes de nativos eram, na verdade, índios da América do Sul, que pouco falavam inglês e tiveram liberdade para falar o que quisessem em cena.
Prêmios
Curiosidades sobre A Missão
OSCAR 1987 Ganhou
Melhor Fotografia,Indicações,Melhor Filme,Melhor Diretor,Melhor Figurino,Melhor Direção de Arte,Melhor Edição,Melhor Trilha Sonora
BAFTA 1987 Ganhou
Melhor Ator Coadjuvante - Ray McAnally , Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Indicações :Melhor Direção,Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Filme, Melhor Produção, Melhor Roteiro, Melhor Som , Melhor Efeitos Visuais

Atividades empresas

Distribuidor brasileiro (Lançamento)
Produção
Produção
Produção
A Missão
A Missão é um filme britânico de 1986, um drama histórico dirigido por Roland Joffé e com trilha sonora de Ennio Morricone. 
Data de lançamento: 31 de outubro de 1986 (Estados Unidos)
Lançamento em DVD: 13 de maio de 2003

 

 

 










 

 

 

 

DIRETOR: Roland Joffé

 

 

 

Atores e atrizes

Personagem: Rodrigo Mendoza

 

Personagem: Father Gabriel

 

Personagem: Altamirano

 

Personagem: Carlotta

 


 Aidan Quinn

Personagem: Felipe Mendoza
Personagem: Hontar

 


 Liam Neeson

Personagem: Fielding



FONTE: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-2152/creditos/ PESQUISO EM 24/03/2013 AS 19HORAS E 30 MINUTOS.



AVATAR
Sinopse e detalhes
Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na'Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na'Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na'Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na'Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena.

Distribuidor

Curiosidades
Ano de produção

Bilheterias Brasil
Cor
Colorido

Formato de produção
35 mm
Tipo de filme
longa-metragem

Formato de áudio
DTS, SDDS, Dolby Digital



Formato de projeção
1.78

Curiosidades sobre Avatar
Tecnologia preciosa
James Cameron se convenceu de que os efeitos especiais tinham atingido a qualidade desejada ao assistir o personagem Gollum, em O Senhor dos Anéis - As Duas Torres (2002).
Evitando semelhanças
Michael Biehn teve três reuniões com James Cameron, para que interpretasse o coronel Quartich. O ator chegou a ver algumas das cenas em 3D gravadas, mas foi descartado pelo próprio diretor. O motivo foi evitar analogias comAliens - O Resgate (1986), também dirigido por Cameron, já que o elenco contava também com a presença de Sigourney Weaver.
Após 12 anos
É o primeiro filme dirigido por James Cameron desde Titanic (1997).
Personagens feitos no computador
Avatar tem 40% de suas cenas gravadas com atores reais. O restante foi feito através de CGI.
Gravações
As filmagens ocorreram entre 16 de abril e 1º de dezembro de 2007.
Sucesso de público
Foi a 6ª maior estreia nos cinemas brasileiros em 2009, com 770.477 espectadores.
Edição especial
Foi relançado nos cinemas, apenas em versão 3D e com oito minutos a mais, em 2010.
Prêmios
OSCAR: Ganhou , 2010, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhores Efeitos Especiais, Indicações, Melhor Filme, Melhor Diretor - James Cameron, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição, Melhor Som, Melhor Edição de Som
GLOBO DE OURO:  Ganhou, 2010, Melhor Filme – Drama, Melhor Diretor - James Cameron,  Indicações, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original - "I Will See You"
BAFTA: Ganhou, 2010, Melhor Direção de Arte, Melhores Efeitos Especiais, Indicações, Melhor Filme, Melhor Diretor - James Cameron, Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição,
CÉSAR, Indicação, 2010 - Melhor Filme Estrangeiro




































 Diretores

Atores e atrizes


Personagem: Jake Sully

Zoe Saldana
Personagem: Neytiri


Sigourney Weaver
Personagem: Grace Augustine

CCH Pounder
Personagem: Moat

Stephen Lang
Personagem: Miles Quaritch

Personagem: Trudy Chacon

Giovanni Ribisi
Personagem: Parker Selfridge

Personagem: Tsu'Tey


FONTE: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-61282/ PESQUISO EM 24 DE MARÇO DE 2013 AS 21 HORAS.